UEPA / Prise e Prosel 2013

Qual a data do Prise e Prosel 2013?

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) anunciou ontem datas do Processo Seletivo (Prosel) e do Programa de Ingresso Seriado (Prise) 2013, em dezembro, nos dias 2 (1ª fase), 3 (2ª fase) e 16 (3ª fase), além da criação do curso de Medicina, em Marabá, sudeste paraense, que ainda depende do aval do Conselho Universitário (Consun), que se reunirá em 30 de maio.

Em 2013, a Uepa ainda não implantará nenhum tipo de cota racial ou social. Na reunião técnica, a Uepa divulgou o resultado estatístico do vestibular 2012. O edital do Prise e Prosel 2013 será lançado no segundo semestre. As inscrições para a isenção terminam amanhã.

Ionara Terra disse que há um fórum de discussão de gestores e pesquisadores da universidade que discute mudanças de cotas sociais e raciais, o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e adesão ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada). 

Para o coordenador pedagógico da escola Jarbas Passarinho, Alessandro Veloso, as mudanças deveriam ter sido aceleradas. "Eu concordo com o método da Uepa e do nível das provas. Acho que é a melhor formulada do Estado. Mas acho que as cotas raciais e sociais deveriam ter sido implantadas já para o vestibular 2013", opinou o coordenador.

A previsão da Uepa é abrir as inscrições apenas no segundo semestre, mas quem quiser isenção na taxa do certame já pode procurar o site da instituição (www.uepa.br). O prazo vai até as 23h de amanhã.

SELETIVOS DA UEPA

Prise e Prosel
1ª fase - 2 de dezembro
2ª fase - 3 de dezembro
3ª fase - 16 de dezembro

Taxa de inscrição

Prise - R$ 35
Prosel - R$ 60

Prova
1ª fase - 56 questões, sendo sete para cada disciplina, menos língua estrangeira.
2ª fase - 60 questões, sete perguntas de cada disciplina e mais quatro de língua estrangeira.
3ª fase - 54 questões, divididas em seis para cada disciplina e mais redação valendo 30 pontos.